Conheça Luís Eduardo Magalhães, Bahia - O Início de Tudo
Conheça Luís Eduardo Magalhães, Bahia - O Início
dez
05

Conheça Luís Eduardo Magalhães, Bahia – O Início de Tudo

Luís Eduardo Magalhães é uma cidade situada no Oeste da Bahia, que já chegou a atingir um crescimento anual de 15%. Nesta cidade, se produz principalmente algodão e soja.

A cidade já nasceu empreendedora. O pecuarista goiano Arnaldo Horácio Ferreira chegou à região em 1979 e se encantou com as imensas áreas planas de cerrado e o entroncamento de duas rodovias federais. Ele dizia que faria aqui a segunda Brasília.

O Grupo Mimoso

Em 1979, o Grupo Mimoso adquiriu uma fazenda na região com aproximadamente 180 mil hectares, entre as cidades de Barreiras e Taguatinga.

Luís Eduardo Magalhães é cortada pela BR-020, uma radial que sai de Brasília-DF e vai até o Piauí. Nos anos 80, nas margens dessa BR, aos poucos foram surgindo pousadas, para receber interessados em comprar as terras planas e baratas, começando a plantar soja e milho. 30 anos depois, a cidade tornou-se campeã mundial de produção nessas culturas.

O primeiro loteamento da cidade chamava-se Mimoso do Oeste, dando nome à cidade, que contava com algumas pequenas casas construídas. A distribuição de água e energia era feita pelo Grupo Mimoso, de propriedade da Família Ferreira & Carvalho. Assim, a cidade se desenvolveu em volta do Posto Mimoso e da BR-020.

A Família Terramac

A Terramac Empreendimentos Imobiliários nasceu do espírito empreendedor da família “Ferreira & Carvalho”. Marcos Antônio de Carvalho casado com Mariângela (filha de Arnaldo Horácio Ferreira), inicialmente sócios da imobiliária e colonizadora CARIG.

Marcos Antônio de Carvalho faleceu em 1998 deixando esposa e os filhos: Alexandre, Marcos Antônio Filho e Maíra, que juntos criaram a “MAC participações” e “TERRAMAC Empreendimentos Imobiliários” iniciando uma nova fase após a história de sucesso com a “Colonizadora e Administradora Vale do Rio Grande Ltda- CARIG”.

Família Ferreira, Fundadora da cidade de Mimoso do Oeste, futuramente, Luís Eduardo Magalhães.

Família Ferreira, Fundadora da cidade de Mimoso do Oeste, futuramente, Luís Eduardo Magalhães.

 

O Posto Mimoso, que existe até hoje, era a principal parada para os caminhoneiros e todos que saíam do centro do país em direção ao Nordeste, já que fica no entroncamento das rodovias federais 020 e 242, que cortam o Brasil. O Posto Mimoso foi considerado o Maior Posto do Mundo em vendas de combustíveis, segundo o Guiness Book. 

Posto Mimoso do Oeste, considerado um dos maiores postos do mundo na década de 80

Posto Mimoso do Oeste, considerado um dos maiores postos do mundo na década de 80

 

Aos poucos, começaram as migrações de produtores, que chegavam na região principalmente vindos do sul do país, que perceberam como era fácil trabalhar com a agricultura nessa região. Atraídos pela facilidade para comprar terras, a abundância de água e pelas terras planas, diversos pecuaristas e agricultores vieram buscar melhores condições de vida na região. Mas a infraestrutura era bastante precária no início. Os fazendeiros, em sua maioria, gaúchos e paranaenses, precisavam abrir suas próprias estradas para as fazendas, utilizando suas próprias máquinas e recursos. Mas isso é história para um próximo capítulo.

Fale pelo Whatsapp